Ginger é considerada uma raiz milagrosa em muitos países. É usado para curar doenças de todos os tipos. Deve ajudar tanto com o frio, como com náuseas causadas por enjoos. Sofre de problemas digestivos? Mesmo assim, o gengibre pode ajudar.
Sabias que o gengibre é frequentemente usado como agente anti-envelhecimento? O gengibre estica-se cheio de antioxidantes e vitaminas. Pode ser consumido tanto como chá fresco como como uma especiaria em muitos pratos. O gengibre está disponível tanto como tubérculo fresco como como pó. Em muitos casos, o consumo tem um efeito extremamente positivo.
O tubérculo também tem um efeito antibacteriano e também é dito para promover a digestão saudável. O gengibre é, portanto, não só usado em muitas cozinhas como uma especiaria, mas também como um remédio contra uma grande variedade de doenças. Isto deve-se principalmente aos óleos essenciais contidos no gengibre.
O que muitos não sabem é que a raiz milagrosa tem muitos efeitos colaterais. O consumo de gengibre pode, portanto, ter um efeito negativo em todo o seu organismo. Especialmente se sofre de uma intolerância ao tubérculo amarelo, tem de ter muito cuidado ao comê-lo.
No seguinte pode ler-se mais sobre o tubérculo afiado e o seu efeito positivo, mas também negativo.
Como é que o gengibre afeta a saúde?

Não é por acaso que o gengibre é considerado o tuber milagroso por excelência em muitas culturas. As fibras da planta estão cheias de vestígios, vitamina C,magnésio, cálcio, sódio e ferro. Potássio, fósforo, bem como muitos antioxidantes também estão incluídos.
O tubérculo tem, portanto, um efeito positivo no processo de envelhecimento das células. Isto beneficia não só a aparência da pele, mas todo o corpo. A formação de rugas é abrandada e o corpo é fornecido com todas as vitaminas importantes.
O tubérculo quente não é, portanto, considerado um superalimento para nada. Ginger promove a saúde de todo o corpo. Promove a circulação sanguínea, anti-inflamatória e, adicionalmente, limpa o corpo por dentro.
O gengibre é, portanto, um remédio popular para constipações, doenças de viagem ou outras dores e dores.
Os efeitos colaterais do gengibre
Mas e se o consumo de gengibre desencadear desconforto e mal-estar. Embora o gengibre tenha muitos efeitos positivos, muitas pessoas ainda sofrem de sintomas quando consomem gengibre.
Queixas na zona gastrointestinal
Embora o gengibre basicamente convença com o seu efeito positivo, o gengibre ainda pode causar muitas queixas, especialmente na área gastrointestinal. Basicamente, o tubérculo estimula a digestão e tem um efeito positivo na flora intestinal.
Algumas pessoas não toleram a elevada concentração de óleos essenciais no gengibre. Se sofre de uma intolerância ao gengibre, o tubérculo também pode ter um efeito negativo na sua digestão. A mucosa gástrica pode ser irritada pela nitidez e desencadear queixas como dor de estômago, flatulência ou diarreia.
Devido à nitidez do gengibre, muitas pessoas também reagem ao tubérculo com azia.
Até agora, nem cientistas nem médicos foram capazes de descobrir porque é que o gengibre causa estas queixas. No entanto, o gengibre afeta a atividade do estômago. O movimento do estômago aumenta. Devido ao aumento do movimento gástrico, mais ácido estomacal pode entrar no esófago. Azia é uma consequência desagradável disto.
A coagulação é inibida
O gengibre afeta a coagulação sanguínea. Isto pode ser inibido comendo gengibre. Especialmente se estiver a tomar medicamentos para o desbaste do sangue, comer gengibre pode causar-lhe efeitos secundários graves.
Portanto, não se esqueça de comer quantidades demasiado grandes de gengibre. Consulte o seu médico sobre isto. Ele pode dar-te mais informações sobre se e quanto gengibre podes comer.
As pessoas que sofrem frequentemente de sangramento no nariz também sofrem frequentemente de efeitos colaterais graves depois de comerem gengibre. Ao inibir a coagulação sanguínea, o sangramento é adicionalmente intensificado.
Gengibre na gravidez
Se estiver grávida ou planejando engravidar em breve, deve discutir previamente o consumo de gengibre com o seu médico.
Ginger pode ter efeitos colaterais importantes para mulheres grávidas. Os efeitos colaterais não só o magoam, mas também o seu filho por nascer.
Ginger tem um efeito promotor no trabalho. Assim, o consumo de demasiado gengibre pode desencadear trabalho precoce. Portanto, é melhor abster-se de gengibre completamente durante os meses críticos da gravidez.
O seu corpo apresenta-se no seu melhor durante a gravidez. Comer demasiado gengibre durante este momento muito especial pode fazer com que sofra mais de dores de cabeça ou azia.
Muitos médicos alertam, portanto, explicitamente contra o consumo de gengibre mesmo durante a lactação. Através do leite materno, transfere os ingredientes ativos para o seu bebé. Até agora, ainda não se sabe quais os efeitos que o gengibre pode ter nas crianças. Por isso, para estar seguro, deve abster-se de comer gengibre enquanto amamentar o seu filho.
Irritação das membranas mucosas orais
Embora o gengibre não seja tão picante como o chili, não deve subestimar o tubérculo. Ginger não consegue acompanhar o chili, o calor ainda é suficiente para provocar efeitos colaterais em você.
Não raras vezes, as pessoas relatam uma sensação de queimadura na boca depois de comer gengibre. Na maioria dos casos, a mucosa oral é afetada. Portanto, ao comer gengibre, não se esqueça de prestar atenção ao seu corpo. Assim que notar uma sensação de queimadura na boca, não deve tomar mais gengibre.
Suar pesado é também um sintoma de comer muito gengibre. Perceba os sinais do seu corpo.
Gengibre e cálculos biliares
O tubérculo amarelo promove a atividade da bílis. Se já sofre de cálculos biliares, comer gengibre pode causar-lhe um desconforto grave. O tubérculo afiado promove a produção de bílis.
Para estar seguro, é sempre bom falar com o seu médico se estiver a sofrer de desconforto. Embora a ligação entre o consumo de gengibre e cálculos biliares ainda seja relativamente inexplorada, o efeito negativo do gengibre já foi confirmado.