Lesezeit 9 Minuten

Intolerância ao milho – Quão má é uma alergia ao milho?

Muitas pessoas sofrem de intolerância ao milho. O milho é muitas vezes excretado não digerido.

O milho pertence à família das plantas de ervas doces. Além da sua utilização como alimento para os seres humanos, também é usada como forragem e cultura de energia.

O que é milho?

Em muitas partes do mundo, o milho é considerado um dos principais alimentos. É rica em hidratos de carbono, minerais, proteínas e gorduras.

O milho como o conhecemos do supermercado descende do teosinte de erva selvagem.

Sabia que as primeiras variedades de milho foram cultivadas há mais de 9000 anos?

Só muitos milhares de anos depois é que o chamado milho cultivado foi trazido para a Europa. Foi Cristóvão Colombo quem trouxe a planta de milho das Caraíbas para a Espanha. O milho tem sido cultivado ativamente em campos em Espanha desde 1525. Na Alemanha, por outro lado, o milho só foi cultivado no século XVI. No início, no entanto, o milho só era usado para alimentar animais. Só mais tarde é que serviu também para abastecer a população.

Foi usado principalmente para sopa, pudins, para a produção de papas de aveia, mas também para vários bolos.

A fruta é colhida no verão. A sementeira ocorre entre abril e maio. No entanto, apenas cerca de 15% da colheita mundial de milho é usada como alimento para os seres humanos. O milho é alimentado principalmente a animais de fazenda. No entanto, o milho é considerado o alimento de base mais importante para grandes partes da população mundial.

Mas o milho é assim tão saudável? Que sintomas tem se sofre de intolerância ao milho?

Pode aprender mais abaixo.

O milho é saudável?

Não é sem razão que o milho é considerado o alimento principal em muitas partes do mundo. Contém tudo o que é importante para o corpo humano. É constituída por gorduras, hidratos de carbono, proteínas e minerais.

O milho contém muita vitamina B e, portanto, é extremamente saudável para os seres humanos. Devido ao alto teor de amido, também é considerado particularmente nutritivo.

Entre outras coisas, a planta também é usada como remédio. O óleo é extraído da planta. Óleo de germe de milho e amido de milho são, juntos, considerados curas milagrosas para muitas doenças. O óleo do fruto do milho consiste principalmente em ácido linoleico e ácido oleico.

Vitamina E e fitoesteróis também são abundantes. O milho é muito baixo no colesterol. Por isso, também é adequado se tiver de prestar atenção a uma dieta de baixo colesterol.

O milho também é usado na indústria farmacêutica. O amido de milho é usado para produzir medicamentos.

O principal componente do milho é a água. Além da água, contém também hidratos de carbono, proteínas e várias gorduras. Os hidratos de carbono contidos são frutose, sacarose e glicose. A frutose é responsável, entre outras coisas, pelo sabor doce.

A doçura é mais intensa logo após a colheita. Devido a um longo armazenamento, perde a sua doçura. Sabia que o milho também contém numerosas vitaminas?

Além da vitamina A, o milho contém um alto nível de vitamina C, mas também contém vitamina E e várias vitaminas B. Além disso, o milho contém muitos aminoácidos essenciais.

O que é uma intolerância ao milho?

Uma intolerância ao milho é bastante rara. Uma alergia ao milho também é rara. Em princípio, porém, há que fazer uma forte distinção entre uma intolerância e uma alergia.

Uma alergia é uma reação do sistema imunológico. Os sintomas geralmente aparecem imediatamente após o consumo e podem mesmo tornar-se em risco de vida em determinadas circunstâncias.

As pessoas que sofrem de alergia a milho são geralmente alérgicas a amido de milho. Os sintomas de uma alergia podem então variar de sintomas como erupções cutâneas, comichão até falta de ar. No caso de uma alergia, o simples contacto com a pele é muitas vezes suficiente para desencadear uma reação alérgica.

No caso de intolerância ao milho, por outro lado, os sintomas geralmente concentram-se no aparelho digestivo. Sintomas como inchaço, diarreia, náuseas e vómitos não são incomuns.

Umaintolerância ao milho pode ser causada pelo consumo frequente de milho. Especialmente as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten recorrem frequentemente à farinha de milho como alternativa sem glúten. Não raras vezes, o corpo desenvolve uma intolerância ao milho devido ao consumo muito frequente. Em princípio, porém, uma intolerância ao milho ocorre raramente.

O que é uma alergia ao milho?

Tanto as crianças como os adultos podem desenvolver uma alergia ao milho. A evidência clássica de uma alergia ao milho é uma comichão na boca ou inchaço dos lábios após o milho ter sido consumido.

Algumas pessoas também sentem uma sensação de formigueiro nos lábios como o primeiro sintoma. Uma alergia ao milho não é tão má como uma alergia a nozes, por exemplo, mas uma alergia ao milho não deve ser tomada de ânimo leve.

O milho é encontrado numa variedade de produtos. Muitos alimentos acabados contêm farinha de milho. A farinha também é processada em óleo e, portanto, contida em muitos alimentos.

Se sofre de uma alergia a milho, tem sempre de ler atentamente quando compra um produto acabado. O milho, por exemplo, é encontrado em muitos molhos de salada, pipocas, mas também em tordos de amendoim.

Sabias que até a cerveja e o licor são preparados a partir de milho? Portanto, antes de comer, certifique-se de informar sobre o que come.

Não só o fruto acabado pode causar alergias, mas também o próprio pólen. Na Europa, há um aumento da contagem de pólen, especialmente nos meses de verão. O milho floresce de junho a agosto. Os doentes com alergia sofrem, portanto, de sintomas fortes, especialmente durante este tempo.

Em princípio, porém, a alergia ao pólen de milho dificilmente ocorre. A maioria das pessoas afetadas por uma alergia são alérgicas a ela depois de a comerem.

Uma alergia ao milho também pode desencadear sintomas como dores de cabeça ou um mal-estar geral. As queixas gastrointestinais também não são incomuns. As pessoas afetadas sofrem, portanto, frequentemente de náuseas, vómitos, diarreia ou outras queixas no trato gastrointestinal.

Como qualquer outra alergia, a alergia ao milho também pode causar um choque alérgico. Portanto, leve a alergia a sério. Caso contrário, pode levar a uma condição de risco de vida.

Como testar intolerâncias?

Quer sofra de intolerância ao milho, pode descobrir pelo seu médico de família. Ele pode facilmente descobrir a intolerância com base numa amostra de sangue.

Muitos fornecedores online oferecem agora auto-testes com os quais você pode descobrir se e de que intolerâncias você sofre. Quer faça o teste no seu GP ou em si mesmo, o seu sangue será submetido a uma análise específica. Para o efeito, foi desenvolvido um processo inovador especial.

Em laboratório, o valor IgG4 no seu sangue é examinado. Com base neste valor, o seu médico pode determinar se tem uma intolerância ao milho. Na maioria dos casos, o teste não só testa um alimento, como o seu sangue é testado diretamente para uma gama completa de alimentos. Isto dá-lhe certeza após o teste a que alimentos é incompatível ou mesmo alérgico.

Descobrir uma intolerância é particularmente difícil, pois os sintomas geralmente começam com um atraso. Na maioria dos casos, já não podem estar claramente associados a um alimento.

Em muitas análises ao sangue, portanto, geralmente não só é detetada uma intolerância, mas muitas vezes várias. Isto pode ser muito chocante para si, por um lado, mas também aliviar por outro. Só se souber ao que está a reagir de forma irracional, pode mudar a sua dieta em conformidade.

O exame de sangue também fornece informações sobre como reage fortemente a um determinado alimento. A concentração do nível IgG é determinada. Com base neste valor, o médico pode descobrir se está a reagir a um alimento com erupções cutâneas ou com problemas digestivos leves, por exemplo.

Em alguns casos, no entanto, o exame de sangue pode ser positivo, embora basicamente não tenha sintomas. O teste mostra uma foto do seu sangue. Para ter a certeza absoluta, o teste deve, portanto, ser repetido passado algum tempo. Esta é a única maneira que o médico pode dizer com certeza se você sofre de uma intolerância ao milho, por exemplo, ou se os seus sintomas são apenas de duração temporária.

Como é que o milho pode ser preparado?

Sabia que algumas variedades de milho podem ser comidas cruas? Basicamente, no entanto, o milho é comido cozido. Pode preparar o milho puro ou como uma espiga.

A preparação é muito simples. Coloque o desentupidor em água quente durante alguns minutos. Depois disso, está suficientemente cozido e pronto para comer. Outra opção é grelhar o balão. Se não quiser comer o milho diretamente da espiga, também pode raspar os grãos com uma faca.

O milho sabe melhor fresco. Quanto mais fresco o milho for, mais doce é. Sabe melhor quando se come com um pouco de manteiga, sal e pimenta. As ervas também são excelentes como um prato lateral ao milho.

Ao fazer compras, preste atenção a que milho compra. Algumas variedades não podem ser consumidas diretamente porque o teor de amido é demasiado elevado. Estas variedades são utilizadas exclusivamente para posterior processamento. A partir deles, a farinha de milho pode ser moída. A farinha de milho é então adequada como uma boa alternativa à farinha de trigo convencional e pode ser consumida bem, especialmente por pessoas com intolerância ao glúten.

Polenta também pode ser feita a partir de farinha de milho. Polenta é um prato tradicionalmente cozido e preparado a partir de sêmola de milho.

Dieser Beitrag wurde verfasst von

Inhaltsverzeichnis

Intolerância ao milho – Quão má é uma alergia ao milho?

Lesezeit 0 Minuten

Weitere Beiträge zum Thema Thema

Das könnte Dich auch interessieren

Lebensmittel mit Omega-3-Fettsäuren

Lesezeit 4 Minuten

Fettunverträglichkeit

Lesezeit 3 Minuten

Ernährungsumstellung: Tipps für einen reibungslosen Übergang

Lesezeit 13 Minuten

Omega-3-Fettsäuren: Welche Vorteile bieten sie und wo findet man sie?

Lesezeit 11 Minuten